top of page

O que propõe o fórum?

A prática de produção e distribuição audiovisual com foco em impacto social, parte da compreensão de como documentários e outras produções audiovisuais podem contribuir para a construção de ações de transformação social, para além do campo do cinema, construindo alternativas de distribuição que potencializem o compromisso social com as questões abordadas nas obras. Ao estimular debates e ações sociais, a produção de impacto estressa as estruturas da sociedade, seja pela ativação de conversas, seja na esfera comportamental de indivíduos ou grupos sociais, seja na reelaboração e construção de políticas públicas. Nosso interesse é questionar não apenas a política de convivência das telas, mas também a dos paradigmas do mercado audiovisual.

 

Essa compreensão das práticas de distribuição audiovisual no cenário global decorre da realidade das telas mundiais e da afirmação de novas formas de produção audiovisual. A realidade diversa e desigual do mercado audiovisual nos faz entender que os atores sociais, e suas diferentes práticas de diálogo com o público, já estão atuando em seus territórios e criando modelos alternativos de cadeia produtiva.

 

Há experiências de movimentos sociais, de coletivos, além de inúmeras obras de cinema independente, que indicam uma urgência de diálogo e de articulação dos múltiplos saberes que nos trazem até aqui, à proposta do primeiro Fórum Latino-Americano de Cinema e Impacto Social como um local de confluência de aprendizados e ferramentas, uma vez que nossos modelos de trabalho já são um farol que nos leva ao debate da auto-referência como latinos para construirmos passos futuros.

bottom of page